RESUMO
Código: 718
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência dos Valores Sustentáveis Na Escolha de Uma Organização Para Se Trabalhar
 

Avaliar a influência dos valores pessoais de indivíduos na escolha de uma organização para se trabalhar. Objetivos específicos: 1)validar o modelo metodológico e teórico proposto; 2)verificar se os respondentes da amostra apresentam valores pessoais orientados para sustentabilidade; 3)verificar a importância dos critérios de desempenho da organização, remuneração e oportunidades de crescimento para os indivíduos, e 4)compreender a relação entre os valores e a importância atribuída aos critérios.

Pesquisa quantitativa e descritiva; survey analítico; amostra não probabilística por conveniência. Coleta por questionário impresso, aplicado presencialmente, em três partes: 1)cenários de organizações (desempenhos econômico e socioambiental, remuneração e oportunidades de crescimento); 2)questionário de Perfis de Valores de Schwartz (1992) composto de 40 assertivas, que descrevem objetivos e aspirações associadas a tipos motivacionais, e 3)perguntas qualificadoras (perfil e consumo consciente).

Baseada em três pilares: estrutura universal de valores segundo a Teoria de Schwartz (1992; 1994; 2001a) e valores motivacionais (PATO, 2004; BOUCKENOOGHEET et al, 2005; TAMAYO, 2005), sustentabilidade (ELKINGTON, 1998; 2001; HART e MILSTEIN, 2004; TSARENKO, 2013) e a escolha de uma organização para se trabalhar (GATEWOOD et al, 1993; HIPÓLITO, 2002; BOSWELL et al, 2003; COFF e KRYSCYNSKI, 2011).

Há indícios de que quanto maior a presença da dimensão autotranscedência – valores universalismo e benevolência (SCHWARTZ, 1992) – do indivíduo, maior a importância do desempenho socioambiental da organização, e, portanto, da sustentabilidade (ELKINGTON, 1998; 2001), em contraponto à remuneração individual (HIPÓLITO, 2002; BOSWELL et al, 2003). Também, há correlação entre os indivíduos que apresentaram média elevada de consumo consciente e maior intensidade do grupo de valores autotranscendentes

Os resultados apresentam a influência dos valores pessoais na escolha de uma organização para se trabalhar, tendo por base uma proposta metodológica que foi construída a partir de um referencial teórico consolidado. O instrumento desenvolvido, apoiado em técnicas robustas, permitirá a replicação com diferentes amostras em futuros estudos, com objetivo de comparação e revalidação. Outra contribuição é relacionar a Teoria de Schwartz, sustentabilidade e a escolha de uma organização para trabalhar.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: