RESUMO
Código: 72
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

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Evidenciação Ambiental das Empresas Pertencentes Ao Novo Mercado e em Boa Companhia da Bm&fbovespa
 

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as informações ambientais evidenciadas nas demonstrações contábeis das empresas pertencentes ao Novo Mercado e em Boa Companhia da BM&FBOVESPA.

Para codificar as informações com características ambientais utilizou-se a estrutura conceitual proposta por Rover,Murcia e Borba (2008). Essa estrutura conceitual parte de oito categorias (Políticas Ambientais, Sistemas de Gerenciamento Ambiental, Impactos dos Produtos e Processos, Energia, Informações Financeiras Ambientais, Educação, Treinamento e Pesquisa, Mercado de Créditos de Carbono e Outras Informações Ambientais).

A evidenciação ambiental é definida como informação comunicada às partes interessadas por meio dos relatórios anuais e ambientais para que as organizações obtenham legitimidade (CORMIER, 2006). Conforme explicado por Ferreira (2003), para demonstrar seu compromisso com a sociedade e sua responsabilidade social, as empresas utilizam diversos recursos, que vão desde campanhas de marketing até a divulgação, espontânea ou obrigatória, de relatórios de ações sociais e ambientais.

Os resultados revelaram que não foi evidenciada uma padronização na evidenciação das informações ambientais das empresas pesquisadas, cada empresa divulga as informações que julga como relevante para apresentação. Além disso, observou-se que ações judiciais decorrentes de danos causados ao meio ambiente, cláusulas de contratos que envolvem questões ambientais e cálculos de provisões relacionadas a ações judiciais em andamento são as informações ambientais mais evidenciadas.

 

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