RESUMO
Código: 729
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão Social: Fundamentos Que A Aproximam do Campo da Administração
 

Este ensaio teórico discute a natureza e a dinâmica evolutiva da gestão social com o intuito de apontar as pressupostos que a vinculam ao campo da Administração, bem como os significados atribuídos a ela, caracterizando-a como um campo em construção e híbrido.

Ensaio Teórico

Observa-se que a terminologia gestão que lhe é conferida ancora-se no princípio norteador da Administração cuja perspectiva teórica se apoia aos preceitos organizacionais vinculados a lógica produtiva, mercadológica e social. Porém, ao lhe conferir o adjetivo social esta passa a circundar esferas até então não dominantes do eixo organizacional, lhe atribuindo características de outros campos de estudo como as Ciências Sociais, a Educação e a Psicologia (CHANLAT, 2000; FISCHER, 2008).

Assevera-se que o discurso oriundo dos preceitos que norteiam a gestão social contribui para contemplá-la no âmbito da Administração, bem como, o contexto no qual esta se insere demarcado por uma sociedade de característica gerencial. Porém, vale ressaltar que a gestão social abrange outras áreas de conhecimento ao compreender seu caráter híbrido, podendo se aproximar de discussões presente na esfera política ao considerar questões de ordem democrática e participativa em seu escopo.

Espera-se que este ensaio teórico contribua para a compreensão e disseminação do campo da gestão social, presente não só nos domínios da Administração, bem como em outras vertentes do conhecimento, alimentada pela urgência da provisão social alicerçada pela noção da solidariedade e participação reflexiva.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: