RESUMO
Código: 741
Tema: Gestão em Saúde

 

Abrir
Arquivo

 
Práticas de Controle Gerencial em Hospitais Universitários Federais
 

Investigar as práticas de controle gerencial que são atualmente empregadas pelos hospitais universitários federais do país, de modo a verificar se são utilizadas práticas de excelência nestas instituições que possam servir como modelo para os hospitais públicos de ensino. Adicionalmente, buscou-se analisar características que pudesses explicar o grau de adoção de práticas de controle gerencial por estas instituições, em específico quanto ao porte.

Pesquisa de natureza descritiva baseada em dados primários coletados por meio de questionário autoadministrado enviado aos 45 hospitais universitários federais ativos, construído com base nos estágios de desenvolvimento do controle gerencial apresentados por Frezatti (2005; 2006; 2007). Utilizou-se a técnica de Analytic Hierarchy Process (AHP) para análise dos dados, tomando como base os escores atribuídos por Frezatti (2006; 2007) para cada artefato.

Sistemas de controle gerencial são ferramentas adequadas para auxiliar as instituições hospitalares, fornecendo informações sobre o alcance de resultados, custos e preços dos serviços, além de informações gerenciais que possam fomentar adequadamente o processo de tomada de decisão (SOUZA et al., 2009). Frezatti (2005; 2006; 2007), com base no IMAP 1, apresenta cinco estágios de desenvolvimento do controle gerencial de entidades subsidiada na presença ou não de determinados artefatos.

Nos treze hospitais analisados, verificou-se em geral baixa aderência aos artefatos de controle gerencial. Os elementos de planejamento estratégico são os mais utilizados, em contraste aos artefatos de orçamento, sendo que dois hospitais não apresentam qualquer artefato de controle gerencial. O desenvolvimento do controle gerencial está mais avançado em dois hospitais de grande porte classificados no estágio 5, confirmando a importância do fator porte.

O diagnóstico pretende despertar nos gestores públicos em saúde a percepção sobre os benefícios que as práticas de controle gerencial podem gerar para essas organizações no cumprimento de sua missão social. Encoraja-se a realização de novas pesquisas acadêmicas com este tema, visto a necessidade de melhor gerenciamento de recursos nestas instituições, e tais investigações podem se configurar em um poderoso meio de divulgação destes artefatos ao influenciar aplicações práticas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: