RESUMO
Código: 749
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Análise de Critérios de Decisão em Estratégia de Arranjos Produtivos Locais: Um Estudo Aplicando O Processo de Hierarquia Analítica (ahp) no Setor de Cerâmica
 

O presente artigo tem por objetivo investigar o grau de consistência e coerência dos critérios de decisão entre os empresários participantes de Arranjo Produtivo Local (APL) de Cerâmica Vermelha do Apodi-Assú. Os APL´s são uma iniciativa de agentes de apoio a empresas no sentido de organizar ações conjuntas para desenvolvimento de agrupamentos de empresas. Este trabalho procura aplicar o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) para analisar os critérios de empresários participantes de um APL.

O propósito da pesquisa foi explorar o grau de coerências entre os objetivos e os mercados definidos pelas indústrias do Arranjo Produtivo Local da Cerâmica Vermelha do Apodi-Assú. O método utilizado é o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) e é realizada uma aplicação com questionários aos participantes. Construiu-se a matriz de consistência, através da qual se verificou o grau de consistência dos critérios em relação a importância atribuída a este, por meio da verificação par a par.

O processo de hierarquia analítica (AHP) é um método de apoio multicritério (MCDM – Multi-Criteria Decision-Making) que permite aos responsáveis pela tomada de decisão modelar problemas complexos por meio de abordagens matemáticas e psicológicas (SULTAN; ALARFAJ; ALKUTBI, 2012). Essa técnica procura esclarecer o processo de decisão, tentando incorporar aos julgamentos, os valores dos agentes, na intenção de acompanhar a maneira como se desenvolvem as preferências.

Os principais resultados mostram que, em primeiro lugar, decorrente da estratégia implícita de cada empresa não há um único objetivo que atenda as necessidades do Arranjo de Empresas e, portanto, a princípio, uma ação decidida por todos tende a favorecer a uns mais que a outros. Em segundo, percebeu-se que não existe clareza e consistência na relação entre os indicadores de competitividade apresentados pelos autores e os objetivos a serem alcançados em, pelo menos, 50 % das empresas pesquisadas.

Registra-se que o estudo revelou o método de análise multicritério – MCDA, como uma ferramenta eficaz para auxiliar o processo de tomada de decisão, uma vez que trouxe a tona as inconsistências entre os objetivos das indústrias partícipes do APL em estudo, e ainda, e não menos importante, evidenciou as incoerências entre a classificação das alternativas a serem adotadas para o alcance das metas estabelecidas pelas empresas.

 

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