RESUMO
Código: 755
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Viabilidade de Uma Alternativa Sustentável Para A Construção Civil
 

Teve-se como objetivo avaliar a viabilidade da substituição parcial do cimento Portland pela cinza da casca do arroz (CCA), a fim de agregar valor ao produto final e reduzir os custos de produção. Além disto, identificou-se os benefícios e dificuldades da utilização da CCA na produção do concreto; verificou-se a viabilidade técnica na adoção da CCA como substituta parcial do cimento Portland; e, identificou-se a viabilidade financeira para a implementação desta prática no processo produtivo.

Aplicou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados, analisados por meio da técnica de estatística descritiva. Para a análise da viabilidade financeira foram utilizados orçamentos e confrontaram-se os resultados com a proposta na presente pesquisa. Na análise de viabilidade técnica, foram considerados os resultados técnicos da pesquisa realizada para a utilização da CCA, além das condições logísticas para a obtenção desta matéria-prima.

O estado da arte envolveu a temática sustentabilidade, ou seja, análise de práticas sustentáveis no setor da construção civil, sua importância econômica para o país e seus impactos junto ao meio-ambiente, principalmente em função da utilização do cimento como principal matéria-prima.

A partir da análise descritiva dos resultados infere-se que a utilização da CCA no concreto, relacionado aos benefícios técnicos, oferece ao cimento um incremento fundamental ao bom desempenho das estruturas de concreto, principalmente na resistência mecânica e na durabilidade dos materiais. Financeiramente, a adição da CCA também trás excelentes benefícios, basicamente em função da possível redução de 18% do cimento utilizado na produção do concreto, resultando numa redução de custos.

A presente pesquisa é relevante, pois contribui com a possibilidade de utilização da cinza da casca do arroz (CCA) na cadeia produtiva do concreto. O estudo demonstra o impacto desta utilização no consumo de cimento e os benefícios que esta prática oferece tanto ao produto final, quanto ao meio ambiente como um todo e, consequentemente, à empresa no que tange sua responsabilidade socioambiental.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: