RESUMO
Código: 775
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Cultura Local em Tempos Globais: Visões Atuais e Diversidade de Práticas
 

Através da revisão dos principais relatos empíricos nacionais e internacionais, entre os anos de 2002 e 2012, que tratem do tema de cultura brasileira e cultura organizacional, o presente artigo objetiva atualizar a visão sobre esse duplo enfoque. A opção por internacionalizar-se entrou na pauta das organizações nacionais.Em função desta substancial mudança do contexto nacional, cabe problematizar se ela implica ou opera mudanças na chamada cultura organizacional brasileira.

A metodologia incluiu um levantamento sistemático de periódicos científicos das áreas de Administração e a análise de conteúdo dos artigos selecionados. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um estudo qualitativo e exploratório de dados secundários para identificar a produção científica nacional e internacional sobre cultura brasileira e cultura organizacional.Após o levantamento dos artigos e, levando em conta o objeto da pesquisa, optou-se pela análise de conteúdos (BARDIN, 2009)

A escala de Hofstede ( 1991) e traços culturais foram as referências mais utilizadas para discutir ou modelar um estilo de gestão brasileiro. Esses estudos reconhecem a diversidade regional, aspecto citado por autores, tais como Prestes Motta (1997), Aidar, Brizola, Prestes Motta e Wood Junior (1995), mas de forma geral, adotam um tom unificador, considerando características do todo.

Os resultados da pesquisa permitem afirmar que no Brasil, os mesmos referenciais teóricos e características encontradas nas análises da produção acadêmica de períodos anteriores continuam vigentes e tendem a reproduzir uma visão sobre a gestão e organizações brasileiras negativa, burocrática e informal Ao aproximar-se de experiências práticas ou mesmo dos atores de todo esse processo, percebe-se que há uma grande transformação em curso.

Deve-se ter em mente que a cultura é pressuposto para compreender a conduta de grupos humanos. Dessa forma, recomenda-se que as organizações tentem reconectar aspectos essenciais da cultura brasileira, pois comportamentos organizacionais sempre refletirão características culturais.identificação de outras variáveis e características – como crenças dos gestores brasileiros, liderança e estrutura organizacional geral – deve ser avaliada para precisar as influências e impactos da cultura brasileira

 

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