RESUMO
Código: 777
Tema: Decisão de Investimento, Valuation, M&A

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Influência do Private Equity e Venture Capital (pe/vc) Nas Ações das Organizações Que Realizaram Ipos Como Forma de Desinvestimento.
 

O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho no mercado de capitais das empresas que receberam investimentos de PE/VC em relação às que não receberam, tendo por base os retornos anormais acumulados nos primeiros dias após a realização do IPO na bolsa de valores, até o período de um ano. Ou seja, buscou-se é identificar se os investimentos de PE/VC em organizações de capital fechado podem influir no bom desempenho das ações após os IPOs na bolsa de valores brasileira.

Foram inicialmente coletados os preços de fechamento diários das ações das empresas que realizaram IPO entre o período de junho de 2007 e junho de 2012. Das 42 empresas analisadas na amostra, 28 possuíam fundos de PE/VC e 14 não possuíam. A partir da análise dos Retornos Anormais Acumulados dos dois grupos, observou-se o comportamento gráfico e numérico em três períodos distintos: 30, 120 e 245 dias após a realização do IPO.

Alguns trabalhos acadêmicos, como Barry et al (1990), Gioielli (2008) e Siqueira et al (2001), usam o desempenho no mercado de capitais, através da observação do desempenho antes ou após o IPO das empresas investidas, como forma de analisar os benefícios originados pelo investimento em PE/VC. Isso se dá em virtude dessas informações serem públicas, em detrimento da dificuldade de acesso a informações confidenciais das empresas, tornando inviável o uso de outras formas de análise de desempenho.

Observou-se que, após um ano da abertura de capital na bolsa de valores, as empresas que receberam investimentos de fundos de PE/VC quando ainda eram de capital fechado apresentaram um melhor desempenho estatisticamente significativo em relação às empresas que não foram investidas por esses fundos.

Esse resultado mostra a importância das organizações gestoras de private equity e de venture capital para as empresas investidas, seja pela implementação de novas ferramentas de gestão e da formulação de estratégias, pela composição da equipe e dos conselhos, por causa da oferta de recursos financeiros ou até mesmo pelo uso da inovação em suas práticas e produtos, fazendo com que, em tese, as mesmas apresentem-se mais bem preparadas para entrar no mercado de capitais em relação às demais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: