O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação docente dos professores de cursos de especialização de uma instituição privada de ensino superior de Minas Gerais. Objetivos específicos: a) compreender a importância da formação para os docentes de curso de especialização na área de administração a partir da visão dos docentes pesquisados; e b) analisar a formação inicial e continuada dos professores pesquisados.
A presente pesquisa é descritiva e qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os docentes de dois MBAs de uma instituição particular de ensino superior de Minas Gerais. O universo desta pesquisa consiste nos 19 docentes dos cursos de especialização citados e amostra, não probabilística por acessibilidade, foi composta por oito professores. Para análise dos dados a técnica utilizada foi a análise de conteúdo.
A fundamentação teórica trata da formação docente, da formação inicial e da formação continuada. Segundo Negrine (1997), a etapa inicial, do ponto de vista acadêmico, caracteriza-se como sendo a que credencia o indivíduo para atuar em determinada área do conhecimento e é adquirida com a conclusão do curso superior. Candiotto (2010) afirma que o objetivo da formação contínua é promover o desenvolvimento dos saberes dos docentes para garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
A formação inicial dos professores entrevistados é bem diversificada e foi concluída entre 7 e 25 anos, o que favorece a aquisição de experiências e maturidade de conhecimentos, todos em cursos de bacharéis. A formação continuada dos docentes também é distinta e, em alguns casos, fora da área da formação inicial. Assim, pode-se notar que, após amadurecerem suas ideias e diante das mudanças vividas, os professores perceberam com qual área se identificavam e buscaram aperfeiçoamento na mesma.
Os professores do ensino superior se tornam responsáveis por formar bons profissionais para atender às necessidades e carências do mercado de trabalho. Diante de tamanha responsabilidade incumbida aos docentes, a sua formação deve ter relevante importância para as instituições de ensino e até mesmo para o próprio profissional docente. A formação docente é abordada em estudos da área de Educação e pouco explorada pela Administração.
|