RESUMO
Código: 782
Tema: Decisão de Investimento, Valuation, M&A

 

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Efeito no Preço das Ações no Anúncio de Ofertas Subsequentes de Ações de Empresas Brasileiras
 

Identificar se os anúncios de ofertas subsequentes de ações realizados por empresas brasileiras resultaram em criação ou destruição de valor para os seus acionistas.

Pesquisa empírica baseada em um estudo de eventos com cálculo de retorno anormal das ações de acordo com Serra et al (2011). Para o cálculo do retorno anormal, utilizou-se o modelo de mercado. O estudo abordou as emissões ocorridas entre 2004 e abril de 2013 registradas na Comissões de Valores Mobiliários (CVM).

Estudos que investigam o impacto das ofertas subsequentes no preço das ações (Asquith e Mullins (1986), Masulis e Korwar (1986), Mikkelson e Partch (1986), Eckbo e Masulis (1995), Jung et al. (1996), Shahid et al. (2010)) identificaram uma redução média no valor da empresa ao redor de 3% simultânea ao anúncio da nova emissão. No entanto, nenhum estudo foi realizado para testar empiricamente se há criação ou destruição de valor no anúncio de ofertas subsequentes de ações de empresas brasileiras.

Os resultados encontrados indicam a existência de retorno anormal negativo no dia do anúncio da emissão de novas ações de empresas brasileiras. Adicionalmente, este retorno anormal negativo também é refletido no período posterior ao anúncio, de forma acumulada, até o 5° dia após o anúncio do evento.

Preencher uma lacuna na literatura em finanças no Brasil relacionada a ofertas subsequentes de ações.

 

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