RESUMO
Código: 783
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
A Transferência de Conhecimento Tácito em Instituições de Ensino Superior no Estado do Mato Grosso: Um Estudo de Caso Com Gestores da Área de Ensino de Administração.
 

Analisar a transferência de conhecimento tácito em Instituições de Ensino Superior no Estado do Mato Grosso: um estudo de caso com gestores da área de ensino de administração.

A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter descritivo, utilizando-se questionário com questões abertas e fechadas, aplicados aos coordenadores de curso de administração do estado do MT. Foram utilizadas afirmativas com alternativas de resposta dentro da escala de Likert. Os dados foram analisados seguindo a estrutura por agrupamentos proposta por Lemos e Joia (2012): fatores idiossincráticos; fatores da estratégia de gestão do conhecimento e fatores da estrutura organizacional

A transferência e a aplicação do conhecimento entre os gestores nas organizações dependem da dimensão tácita do conhecimento, que é composta de elementos cognitivos e técnicos. O conhecimento tácito é baseado na experiência, pensamento e sentimentos em um contexto específico. Os indicadores de transferência estão ligados a dez indicadores, agrupados em três grandes fatores: aspectos idiossincrátios dos profissionais: estratégia de gestão do conhecimento e estrutura organizacional.

O presente estudo foi desenvolvido em instituições matogrossenses de ensino superior. O estudo analisou a transferência de conhecimento tácito entre os gestores da área de ensino de administração. Conclui-se que os indivíduos possuem as características necessárias para transferência de conhecimento tácito, porém, ainda há indícios de que esse seja usado como fonte de poder. As instituições não possuem estratégias de gestão de conhecimento apesar da estrutura organizacional estar propensa a isso.

A pesquisa contribuiu para reflexão dos processos de transferência de conhecimento tácito entre gestores da área de ensino de administração. Os indivíduos possuem as características necessárias de transferência do conhecimento, porém, ainda não são bem aceitos por colegas/superiores. A estrutura organizacional proporciona a transferência do conhecimento, contudo este é utilizado como fonte de poder. Necessita-se que as instituições desenvolvam estratégias de gestão do conhecimento e treinamento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: