RESUMO
Código: 785
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
Classificacao dos Operadores Logísticos no Brasil: Um Estudo em Função da Capacidade de Prestação de Serviços
 

Apesar da franca expansão do mercado de operadores logísticos (OLs) no Brasil, ainda pouco se conhece sobre as características das empresas atuando nesse setor e sua classificação. Investigam-se neste estudo os OLs que atuam no Brasil, para verificar se há diferentes tipos em função de sua capacidade de serviço. Propõe-se uma abordagem metodológica para esta investigação, com base em pesquisas anteriores, em busca de um caminho para a classificação dos operadores logísticos com atuação no país.

A capacidade de prestar serviços logísticos é avaliada com base em um questionário que foi enviado aos OLs, os quais responderam sobre sua percepção em relação à capacidade de prestar 21 serviços logísticos. Esses serviços foram sintetizados em alguns fatores, a partir de pesquisas anteriores. Emprega-se o método de análise de conglomerados, para agrupar as empresas com base nas suas capacidades de prestar esses serviços logísticos.

Apresentam-se inicialmente as denominações e definições de operador logístico encontradas na literatura, bem como algumas iniciativas para sua classificação. Este estudo se apoia na visão baseada em recursos (RBV), que considera a empresa como um conjunto de recursos e capacidades, que podem ser controlados e gerenciados, para alcançar vantagens competitivas. Esta visão tem sido empregada como uma base teórica interessante, para apoiar as emergentes pesquisas sobre OLs.

Observa-se que as classificações dos serviços logísticos encontradas na literatura não foram adequadas para refletir as estratégias de diferenciação das empresas no Brasil. Evidencia-se nesta pesquisa que várias empresas escolheram algumas competências logísticas como estratégia de atuação, e que, para capturar esse fenômeno, seria necessário realizar novos estudos, que permitissem estabelecer classificações dos serviços logísticos mais coerentes com a realidade do mercado brasileiro.

Esta pesquisa contribui com a literatura, na medida em que abre novos direcionamentos, para que se desenvolvam teorias sobre o posicionamento estratégico dos operadores logísticos no Brasil, e sua classificação. Para as empresas deste segmento a pesquisa também é relevante, pois faz um diagnóstico da forma pela qual o mercado brasileiro de OLs está organizado, relativamente à capacidade de prestação de serviços pelas empresas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: