RESUMO
Código: 787
Tema: Decisão de Investimento, Valuation, M&A

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Valor de Mercado das Companhias de Capital Aberto Brasileiras no Período de 2002 A 2011
 

Este artigo objetiva analisar a influência que os anos de 2002 a 2011 tiveram sobre o valor de mercado das companhias listadas na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&F BOVESPA.

Por meio da base de dados Economática foram feitos os procedimentos de coleta de dados. O período de tempo compreendeu os anos de 2002 a 2011, com um total de 295 companhias pesquisadas. A regressão com dados em painel, que faz uma combinação de cross-section com time series, foi utilizada para fazer as estimações. Houve a inclusão da variável dummy ano no vetor de outras informações do Modelo de Ohlson para auxiliar as análises.

Ohlson (1995) desenvolve um modelo de avaliação do valor de mercado de empresa com base nos lucros atuais e futuros, nos valores contábeis e dividendos. A partir do vetor de outras informações do Modelo de Ohlson foi inserida uma variável dummy ano no intuito de analisar informações sobre a situação econômico-financeira do país no período de análise.

Duas tabelas apresentaram os coeficientes gerados a partir do Modelo de Ohlson (1995) com a variável Dummy ano. Pelos resultados obtidos através das regressões com dados em painel, conclui-se que o Modelo de Ohlson com a inserção de uma variável dummy ano pode mensurar a influência dos anos no valor de mercado das companhias, uma vez que, os resultados refletiram o que aconteceu na economia brasileira ao longo do período de 2002 a 2011.

A principal contribuição da pesquisa consiste na verificação da possibilidade da utilização do Modelo de Ohlson com a inserção de uma variável Dummy ano no vetor de outras informações para encontrar dados relevantes sobre a economia brasileira no período de análise. Ademais, novos estudos podem usar procedimentos metodológicos semelhantes para fazer projeções para períodos futuros.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: