RESUMO
Código: 80
Tema: Marketing Global e Outros Temas

 

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do Neuromarketing A Questões Neuroéticas
 

Este artigo procura responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as questões éticas relevantes relacionadas à prática do neuromarketing? Seus objetivos são explicar a evolução do campo do neuromarketing a partir da neurociência e da neuroeconomia; explicar as principais técnicas de pesquisa utilizadas no neuromarketing; apresentar o campo da neuroética e aplicar a neuroética para realizar uma reflexão acerca das questões éticas relevantes à prática do neuromarketing.

Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema da neuroética, porque se propõe a explorar e descrever as principais características de seu objeto de pesquisa. Como método foi escolhido o da pesquisa bibliográfica, desenvolvido a partir de fontes de dados oriundas de material já elaborado e publicado em anais de congressos, revistas científicas, livros, páginas da internet, etc (GIL, 1999).

O neuromarketing surgiu a partir dos avanços da neuroeconomia. Utilizando-se das mesmas técnicas de mapeamento de imagens cerebrais, o neuromarketing procura investigar os consumidores e utilizar as informações em ações de marketing. O campo da neuroética pode ser generalizado como definindo os relacionamentos entre as observações neurocientíficas e conceitos éticos. Questões envolvendo a neuroética dizem respeito à aplicações práticas da neurotecnologia tanto para pessoas como para a sociedade.

Marketing é uma atividade empresarial com impactos sociais e, portanto, não pode ser executado em um vazio de valores. Estes valores devem ser éticos e responsáveis e a sociedade deve ser lembrada como a cliente final de toda atividade de marketing (HUNT, 2007). O neuromarketing deve inserir considerações neuroéticas no debate. A reflexão acerca das ações de neuromarketing torna-se uma prioridade para a academia, principalmente frente a um cenário de expansão das pesquisas relacionadas.

 

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