RESUMO
Código: 801
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

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Expansão Estratégica do Ifro: Análise da Efetividade A Partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Com Os Relatórios de Gestão
 

A presente pesquisa tem por objetivo identificar os pressupostos da expansão inseridos no PDI do IFRO e medir a sua efetividade através dos Relatórios de Gestão elaborados no período de 2009 a 2012. Visa identificar se a instituição conseguiu alcançar os objetivos propostos em seu PDI, se ele é utilizado como ferramenta de planejamento estratégico e se os relatórios de gestão propiciam informações adequadas para serem utilizados como ferramentas de feedback e controle do mesmo.

Realizamos uma análise da elaboração do PDI do IFRO, buscando identificar se o mesmo foi elaborado de acordo com os requisitos mínimos instituídos pelo MEC e se o mesmo contempla as premissas do planejamento estratégico. Posteriormente buscamos identificar se a expansão proposta no PDI foi concretizada, através da análise dos relatórios de gestão encaminhados anualmente ao TCU e se os mesmos podem ser considerados como ferramentas eficientes de controle e feedback do planejamento estratégico.

A gestão organizacional deve levar em consideração os aspectos de planejamento. Oliveira (2007) define Planejamento Estratégico: “[...] um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa”. Também se faz necessário a implantação de ferramentas de controle. GARETH e JENIFER (2011) definem controle: “avaliar em que grau uma organização atingiu seus objetivos e tomar quaisquer medidas corretivas necessárias para manter ou melhorar seu desempenho”.

O PDI não atingiu com plenitude seus objetivos. O que leva a essa realidade é a falta de planejamento na maioria dos órgãos públicos do governo, o que ocasiona investimentos inadequados. Os Relatórios de Gestão propiciaram obter as informações necessária para a presente pesquisa, entretanto eles não são uma ferramenta adequada de feedback e controle, por serem elaborados para prestação de contas e não possuirem as informações necessárias para avaliar e controlar o PDI.

Como entendemos que o planejamento deve ser elaborado buscando atender um futuro que emerge, que o foco das ações da organização deve ser balizado por um planejamento deixamos a proposta de que o próximo PDI, seja elaborado de acordo com os reais objetivos do Instituto, com metas que possam ser quantificadas e acompanhadas, implantando sistemas de controle que possibilitem uma análise do cumprimento do que foi estabelecido pelo PDI, bem como que disponibilizem um feedback.

 

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