RESUMO
Código: 802
Tema: Contabilidade Financeira e Gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
O Impacto das Escolhas Contábeis Na Comparabilidade de Ativos Imobilizados de Companhias Abertas do Brasil
 

O objetivo deste estudo é verificar se as escolhas contábeis contidas no CPC 27 permitem a comparabilidade das demonstrações financeiras das companhias abertas do Brasil, como proposta inicial da convergência internacional.

O estudo foi realizado por meio da análise das demonstrações contábeis e notas explicativas das empresas atuantes no mercado financeiro brasileiro, nos setores de petróleo e gás, mineração, e energia elétrica, nos períodos de 2010 a 2012, observando os critérios estabelecidos no CPC 27. O grau de comparabilidade das escolhas contábeis dos ativos imobilizados foi medido por meio do índice Herfindhal (índice H).

A convergência às normas internacionais de contabilidade surgiu com a finalidade de reduzir a diversidade de práticas contábeis, no intuito de assegurar a comparabilidade das demonstrações contábeis em nível mundial. O Brasil, veio ao encontro desse movimento internacional através da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Porém, as normas internacionais permitem escolhas contábeis, que podem influenciar a comparabilidade dos relatórios financeiros, conflitando com seu objetivo.

Como resultado constatou-se que apesar da existência de escolhas contábeis, o CPC 27 permite a comparabilidade dos ativos imobilizados das companhias abertas do Brasil. O índice H foi alto para os três períodos analisados, o que resulta em uma elevada comparabilidade entre as práticas contábeis em ativos imobilizados das entidades analisadas. Ademais, quando se analisou a evolução do índice de comparabilidade, percebeu-se que ele tem sido crescente a cada exercício social.

Este trabalho buscou contribuir com a literatura internacional ao identificar se as escolhas contábeis contidas no CPC 27 possibilitam a comparabilidade das demonstrações contábeis. Para a prática contábil, espera-se demonstrar aos usuários se as informações financeiras divulgadas são comparáveis entre períodos e entre entidades. Para os normatizadores, almeja-se dar subsídios para futuras medidas visando tornar as demonstrações contábeis mais comparáveis ou entender as normas adequadas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: