RESUMO
Código: 811
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem Social em Diferentes Contextos Organizacionais A Partir de Uma Perspectiva de Análise Multinível
 

Este estudo tem como objetivo caracterizar o processo de aprendizagem social em organizações de natureza coletiva, observando o comportamento dos agentes nos níveis micro, meso e macro organizacional. Seus objetivos específicos são: (i) caracterizar o processo de aprendizagem social dos agentes nos níveis micro (individual), meso (grupo/grupos informais) e macro organizacional (organização); (ii) comparar os diferentes tipos de organização analisados.

Nesta pesquisa descritiva constitui-se um estudo multinível, ancorado empiricamente em levantamentos com características de estudos transversais, com duas organizações sociais de natureza coletiva. Utilizou-se para coleta um instrumento dividido em quatro blocos com escalonamento Likert. Obteve-se um total de 57 respondentes na Cooperativa e 31 na Associação. Para análise preliminar dos dados, fez o uso das técnicas de análise univarida, descritiva, frequências simples, comparativa,triangulação.

Para fundamentação teórica do estudo, realizou-se uma abordagem dos principais conceitos sobre Aprendizagem Social e o Contexto Organizacional. Essa teoria consiste em “aprender com os outros” e entender quando, como e por que as pessoas aprendem com os outros. Ancorado nessa perspectiva, o processo de aprendizagem social no contexto organizacional foi observado com a lente do comportamento organizacional, o qual pode ser analisado a partir das seguintes dimensões: micro; meso e macro.

Uma análise global dos indicadores mais expressivos revelam no nível micro organizacional, para a associação o indicador relativo à capacidade para trabalhar com pessoas de diferentes culturas e na cooperativa a motivação em participar da organização. No nível meso-organizacional para a associação foi cooperação e colaboração; e para Cooperativa, respeito, solidariedade. No nível macro organizacional para a associação foi o relacionamento externo; e na cooperativa o estímulo à cooperação.

As principais contribuições estão à cerca da compreensão do processo de aprendizagem social em organizações vocacionadas para equacionar os conflitos e gerenciar a diversidade em busca do comportamento coletivo dos agentes. Para tanto, trouxe lentes de observação, procurando compreender o comportamento dos agentes em diferentes contextos organizacionais, outrossim, a possibilidade de observar as teorias em configurações sociais de natureza diversa, o que potencializa novos estudos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: