RESUMO
Código: 819
Tema: Marketing de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

 

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Configuração da Rede de Colaboração Entre Pesquisadores em Marketing e Meio Ambiente
 

Analisar a existência de uma rede de colaboração entre pesquisadores que atuam em marketing e meio ambiente/sustentabilidade. Acredita-se que o crescimento do número de publicações em "eco marketing" ou "green consumer" tem levado a uma maior colaboração entre pesquisadores dessas duas áreas. Para realizar essa verificação, foi efetuado um levantamento das informações contidas nos currículos Lattes de 1681 integrantes de grupos de pesquisa em marketing e meio ambiente, cadastrados no CNPq.

Foi executado um trabalho de prospecção em grupos de pesquisa do CNPq buscando pesquisadores que atuam nas áreas de “marketing” ou “meio ambiente e sustentabilidade”, tendo sido identificados 1681 pessoas. A partir dessa relação, utilizando um sistema denominado scriptLattes, foram extraídos dos currículos Lattes os dados de produção e coautoria de artigos, permitindo a visualização da rede de colaboração entre esses dois grupos, considerando o período de 2008 a 2012.

As redes de pesquisadores podem ser construídas a partir de diferentes perspectivas: citações de artigos, relações de coautoria, com indicações sobre a produtividade de cada autor e sua dinâmica de cooperação (Mena-Chalco, Digiampietri, & Cesar-Jr, 2012). Embora haja alguma lacuna em relação às metodologias que podem ser utilizadas (Zancan, Santos, & Campos, 2012), há propostas de frameworks para analise das redes em profundidade (Junapudi, K. Udgata, & Udgata, 2010).

As análises mostram que há colaboração entre os pesquisadores que trabalham nas áreas de “marketing” e “meio ambiente e sustentabilidade”. Essa rede está em consolidação, com a presença de atores mais frequentes e também de pesquisadores com bons desempenhos esporádicos, indicando a existência de espaços a serem ocupados. A distribuição geográfica dos grupos mostra uma concentração de instituições das regiões Sul e Sudeste, com a presença relevante de instituições do Nordeste e Centro-Oeste.

Para melhor elucidar o que se passa em uma determinada área de conhecimento, é importante compreender como se configura a rede de relacionamentos entre os pesquisadores. O estudo das relações entre pesquisadores vem ganhando relevância diante da possibilidade de melhor compreender as dinâmicas científicas de uma determinada área. Esta pesquisa verificou como está configurada a rede de pesquisadores que atuam em ‘consumo verde’, mostrando sua evolução nos últimos cinco anos.

 

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