RESUMO
Código: 822
Tema: Estrutura de Capital, Governança e Política de Dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Uma Análise do Endividamento das Empresas Familiares Brasileiras Nos Diversos Setores da Economia
 

O Objetivo geral desta pesquisa a comparação entre o nível de endividamento das empresas sob influência da gestão e controle familiar com aquelas que possuem gestão profissional, dentro dos diversos setores da economia brasileira.

Utilizou-se o método de pesquisa quantitativo. Esta pesquisa estudou o nível de endividamento das empresas familiares e não familiares, segmentadas por setor de atividade econômica, a fim de estabelecer relações entre as variáveis dependentes e independentes descritas a seguir. Assim, conclui-se a partir das premissas Sampieri et al (2006), que este estudo é do tipo correlacional.

Os estudos sobre empresas familiares possuem várias vertentes, tais como: estratégia (SIRMON; HITT, 2003; SIRMON et al., 2008), conflitos de gestão (BORNHOLDT, 2005), comportamento e cultura organizacionais (KOTEY; MEREDITH, 1997; BERSON et al., 2005), decisões financeiras e operacionais (ANDERSON; REEB, 2003; 2004; ORO et al., 2008; BERTUCCI et al., 2009). O endividamento ainda é obscuro quanto à família: alguns indicam maior endividamento e outros menor e o setor não foi estudado.

Nesta pesquisa, os resultados referentes ao setor de Agropecuária mostram que as empresas familiares tendem a ser menos endividadas, tanto no curto prazo como no endividamento total, do que as não familiares.No setor de Atividade Siderurgia e Metalurgia, as empresas familiares acompanham a tendência estudada por Genz, Bagette e Oro (2011) que relatam a utilização maior do capital próprio. As empresas no setor de Atividade de Telecomunicações apresentam inclinação para maiores endividamento.

Em relação a estrutura de capital nas empresas familiares, a pesquisa mostrou que existe uma relação entre o endividamento e a gestão do controlador da empresa, como também uma relação negativa entre a gestão do acionista influente e o endividamento da empresa. Esta pesquisa evidencia que existem diferenças na estrutura de capital entre as empresas familiares e não familiares e que estas variam de acordo com o setor econômico.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: