RESUMO
Código: 831
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Hierarquia de Valores Entre Grupos Geracionais em Uma Pró-reitoria de Instituição Federal de Ensino Superior: Uma Análise Através da Escala Evt
 

O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a hierarquia de valores relativos ao trabalho entre servidores de diferentes grupos geracionais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará. Foram formulados objetivos específicos a fim de analisar a hierarquia de valores relativos ao trabalho dos servidores em relação à geração a qual pertencem, verificando se os resultados correspondem aos valores dominantes de cada grupo geracional encontrados na revisão bibliográfica.

Realizou-se uma pesquisa analítica de natureza quantitativa, através da análise de dados primários coletados por meio de survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a Escala de Valores Relativos ao Trabalho - EVT, validada por Tamayo (2008). A amostra foi composta por 72 servidores lotados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará.

São abordados os temas valor do trabalho e grupos geracionais como fundamentos teóricos para a descrição e análise da pesquisa. Diferentes gerações tendem a ter diferentes visões de mundo. Em relação ao trabalho, a literatura diferencia o significado da carreira e suas prioridades axiológicas em relação aos diferentes grupos geracionais.

Os resultados rejeitaram as hipóteses apresentadas, uma vez que o valor Realização no trabalho foi identificado como o mais importante para a geração Baby Boomers e Estabilidade como o mais importante para as Gerações X e Y. Verifica-se que o perfil da amostra de servidores pertencentes à geração Y está mais orientado à busca de segurança e estabilidade financeira, enquanto os servidores pertencentes às gerações anteriores buscam prazer, independência de pensamento e ação no trabalho.

O estudo busca contribuir para melhorias nas relações de trabalho e desempenho da instituição pública através de um melhor conhecimento do perfil dos servidores, ajudando a levantar informações sobre a realidade das Instituições Federais de Ensino Superior que, como geradoras de conhecimento, devem estar contextualizadas quanto às mudanças. Isto poderia proporcionar políticas de gestão adequadas a cada perfil, contribuindo para a motivação e comprometimento de seu quadro de pessoal.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: