RESUMO
Código: 844
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

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Um Panorama da Avaliação de Resultados em Educação Corporativa no Brasil
 

O objetivo desse estudo foi investigar como as organizações que se destacam em gestão de pessoas conduzem a avaliação de resultados em educação corporativa.

A abordagem do estudo é quantitativa com ênfase no método de análise de conteúdo. A unidade de análise são as organizações classificadas como As Melhores Empresas para Você Trabalhar (MEPT), edição 2011. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva e multivariada, empregando nessa última a análise de correspondência múltipla.

O estudo contempla dois eixos: educação corporativa (EC) e avaliação em educação corporativa. Em EC foram contemplados autores como Meister (1999), Eboli (1999, 2004, 2010), Vergara (2000) e Alpersted (2001). Já em avaliação de resultados em EC foram analisados autores seminais em avalição de treinamento: Kirkatrick (Kirkpatrick & Kirkpatrick, 2010), Hamblin (1978), Phillips (1991), Borges-Andrade (1982) e Fitz-enz (1995); e um artigo sobre avaliação de resultados em EC (Allen & McGee, 2004).

Dentre os achados foi possível identificar indícios de formação de dois grupos distintos de organizações: uma que foca a avaliação de suas ações no nível individual, ou seja, os treinandos; e outra que foca os impactos gerados na organização. Dentre as limitações do estudo encontra-se a generalização de seus resultados, pois apesar de utilizar técnicas estatísticas de análise, os dados são oriundos da análise de conteúdo que é influenciada pelo pesquisador na categorização dos dados.

Esse estudo contribuiu para fornecer um panorama geral sobre o sistema de educação corporativa adotado pelas organizações e o seu processo de avaliação de resultados. Foi possível identificar que poucas organizações avaliam os resultados de suas ações educacionais. Porém, dentre as que fazem foi possível traçar um perfil de atuação. Recomenda-se como estudos futuros a replicação dessa pesquisa em outras amostras. Outro ponto sugestão é a condução de pesquisas qualitativas, como o estudo de caso.

 

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