RESUMO
Código: 846
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
Comparação da Acurácia de Analistas Com O Modelo de Ohlson-juettner (oj) no Mercado Brasileiro
 

a questão principal que se deseja pesquisar é: Existe distinção na precisão dos modelos de precificação de ativos feitos por analistas de mercado quando comparados aos modelos de precificação baseados em informações contábeis no mercado de capitais brasileiro? Desta maneira, o problema da pesquisa está pautado em testar a acurácia dos modelos de precificação baseados em informações contábeis frente aos já utilizados pelos analistas de mercado.

O desenvolvimento da pesquisa buscou suporte por meio de dados contábeis de empresas listadas na BM&FBOVESPA e que servirão para preencher os modelos de precificação e dados advindos de analistas de mercado para a realização de comparação. A análise comparativa entre os resultados encontrados pelo Modelo OJ e os resultados advindos dos Analistas de Mercado foi realizada tendo como balizador o preço da ação.

O aprimoramento dos modelos de avaliação baseados em informações contábeis tem ganho vigor, e sua acurácia pôde começar a ser comparada com modelos desenvolvidos em frentes de estudos que possuem o ramo de avaliação de empresas, como economia, administração e matemática. Estes modelos servem como base para a valoração de ativos por parte dos analistas de mercado, que ainda utilizam pouco modelos de avaliação baseados em informações contábeis quando comparados às outras áreas das finanças.

O presente estudo mostrou que os resultados gerados pelo Modelo OJ possuem uma similaridade maior com o valor da ação, quando comparados aos resultados gerados pelos analistas de mercado, o que faz com que a hipótese nula proposta no estudo, de que os modelos utilizados por analistas de mercado se aproximam mais do valor de mercado (preço de mercado no último dia útil do ano) dos ativos, seja rejeitada.

Com os resultados encontrados o modelo de avaliação de ativos OJ poderia ser incorporado com maior frequencia às ferramentas utilizadas pelos analistas para gerar o preço-alvo de determinado ativo. Este achado é relevante e fornece um direcionamento para futuras investigações utilizando outros modelos de precificação de ativos não muito utilizados pelo mercado de capitais e sua relevância frente aos já utilizados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: