RESUMO
Código: 848
Tema: Estratégias de Marketing e Inovação

 

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Genéricos – Uma Realidade de Mercado: Análise do Comportamento dos Preços de 2008 A 2001 no Brasil
 

Considerando que os medicamentos genéricos são adquiridos pelo consumidor final por ter um preço menor que os medicamentos de referência, o objetivo deste trabalho é de analisar o comportamento dos preços pela indústria farmacêutica de medicamentos de referência e de genéricos no período de 2008 a 2011.

Para avaliar a diferença entre os preços dos produtos genéricos e de referência, de 2008 a 2011, bem como a evolução dos preços médios no mesmo período usou-se o teste t de comparação de médias.Foram testadas 2 suposições:Se em média,os medicamentos genéricos estão 35% abaixo dos preços dos produtos referência e se em média,os medicamentos tiveram aumento nominal de preços ao longo dos anos estudados.A amostra consisti de 32 medicamentos genéricos e referência e por terem volume representativo.

A Fundamentação teórica está dividida nos itens: Mercado farmacêutico brasileiro; A indústria farmacêutica no Brasil; A evolução do mercado de genéricos no Brasil. Segundo CALEGGARI (2000), às mudanças da indústria local também foram determinadas por transformações ocorridas no setor farmacêutico internacional. O mercado farmacêutico é um caso de oligopólio diferenciado, caracterizado pelos intensos investimentos em P&D, onde o ciclo de vida do produto é definido pela vigência da sua patente.

Na busca de evidências que indicassem um aumento significativo dos preços dos medicamentos genéricos no mercado brasileiro no período de 2008 a 2011,os resultados das análises realizadas indicam que os medicamentos genéricos estão se mantendo com o diferencial de preços de 35% comparados aos medicamentos de referência. Resultados apresentados neste trabalho mostra que está em transformação o mercado farmacêutico brasileiro, com mudanças conjunturais e socioeconômicas, desafios em P&D e inovação.

Este trabalho espera contribuir, no contexto acadêmico, uma vez que existem poucos estudos atualizados sobre o assunto no Brasil. Não obstante, esta pesquisa espera identificar se os medicamentos genéricos fabricados pela indústria farmacêutica brasileira estão com 35% abaixo dos preços dos medicamentos de referência no período de 2008 a 2011.

 

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