RESUMO
Código: 849
Tema: Abordagem Institucional

 

Abrir
Arquivo

 
Produção Científica em Teoria Institucional: Uma Análise Longitudinal das Áreas de Administração e Contabilidade em Periódicos Brasileiros Nos Anos de 2005 A 2012
 

Analisar a produção científica nos periódicos mais representativos nas áreas de administração e contabilidade, no cenário nacional, que utilizou a Teoria Institucional como alicerce teórico em suas pesquisas.

Nesta pesquisa, de cunho bibliométrico, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, foram analisados 18 periódicos dos estratos de maior representatividade no Qualis Capes, no período de 2005 a 2012. Com uma amostra de 65 artigos, pode-se verificar que a Teoria Institucional, como base teórica das pesquisas nas áreas de administração e contabilidade, ganhou relevância, nessas e em outras esferas científicas no período analisado

A não institucionalização da Teoria Institucional é comentada por Tolbert e Zucker (2008) como um desafio a esta recente abordagem no campo organizacional. Mesmo assim, é crescente a aplicação deste constructo em diversas pesquisas, sob diferentes enfoques, justamente pela sua capacidade de explicar a influência de aspectos simbólicos legitimados pelas organizações e sociedade e transformados em verdadeiros padrões de boa conduta.

Concluiu-se que a Teoria Institucional, como base teórica das pesquisas nas áreas de administração e contabilidade, ganhou relevância, nessas e em outras esferas científicas no período analisado se comparado 2005 com 2012. Ficou evidente a gama de possibilidades de utilização de seus preceitos, decorrente de sua amplitude de abordagem. No entanto, cabe comentar acerca que a produção de trabalhos em Teoria Institucional concentra-se na área de administração.

Espera-se ter dado contribuição à construção e ampliação da discussão que envolve a Teoria Institucional, não só nos estudos organizacionais e na administração, mas também na contabilidade.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: