RESUMO
Código: 850
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Disposição de Estudantes de Administração do Bairro de São Miguel Paulista Na Cidade de São Paulo (sp) Para Empreender Na Região
 

Explorar a compreensão de jovens da Região de São Miguel Paulista, no município de São Paulo (SP) acerca do processo empreendedor, de suas aspirações e temores em relação a possíveis empreendimentos, bem como sua disposição para empreender na região em que residem.

Trata-se, de um estudo de caráter exploratório que visa proporcionar uma nova compreensão do tema e a formulação de hipóteses para a realização de estudos posteriores. Procedeu-se à revisão bibliográfica com vistas a conhecer o estado da arte da questão, com ênfase na produção científica brasileira acerca do empreendedorismo juvenil. Foram também realizadas quinze entrevistas com universitários de Administração de uma universidade desse bairro.

Para fundamentação teórica, foram utilizadas, dentre outras, as contribuições de Timmons (1990) acerca do perfil do empreendedor, a teoria visionária de Filion (1991), que trata da motivação para empreender e os estudos de Tuan (1980); Relph (1976) e Buttimer (1980) acerca de identidade local.

Constata-se forte associação entre empreendedorismo e sonho, corroborando a perspectiva da teoria visionária do empreendedorismo. O conhecimento do ramo em que pretendem atuar e do que é preciso para iniciar o empreendimento são considerados os principais requisitos para quem se dispõe a empreender. O local de residência constitui importante elemento na determinação do local desejado para empreender; o que contribui para corroborar princípios das teorias relativas à identidade de lugar.

Os resultados obtidos poderão contribuir para a elaboração de projetos de pesquisa adequados para a compreensão do fenômeno empreendedor sob a perspectiva de estudantes universitários. Esses resultados podem subsidiar tanto a formulação de problemas específicos de pesquisa, quanto a construção de hipóteses antecipadoras dos fatores que interferem na disposição de estudantes universitários para empreender e a elaboração de instrumentos padronizados para coleta de dados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: