O objetivo desse trabalho foi identificar as percepções da IES, de docentes e de empresas, frente a implementação da lei de cotas 12.711. Como categorias de análise preconizaram-se os seguintes pontos: 1) Levantamento das opiniões sobre a lei; 2) Influência da lei no perfil do aluno; 3) Ações da IES frente à diversidade; 4) Interferência da lei nas práticas docentes; 5) Influência da lei no recrutamento e seleção nas organizações; 6) Possíveis impactos da lei nas organizações
Para fins de análise e categorização (FLORES, 1994), o material foi produzido tendo como fontes: a) uma entrevista qualitativa (GODOI; MATTOS, 2007) com o pró-reitor de ensino; b) questionários respondidos pelos professores; c) questionários respondidos por gestores de recursos humanos. Os questionários foram semiestruturados on-line com questões abertas e fechadas enviados por email através da plataforma web do sistema SurveyMonkey
Como fundamentação teórica busca-se a discussão sobre cotas por meio da retomada de publicações anteriores. Constatou-se que no âmbito acadêmico, a discussão quanto às políticas de cotas no Brasil também possui o seu espaço. Nesse tópico foram apresentados alguns desses trabalhos como o intuito de entender os temas mais presentes nessas publicações, afim ainda de realizar a complementação das idéias e pontos de vista colocados pelos autores
Os resultados mostraram que lei será propulsora ávida da diversidade nas instituições de ensino e nas organizações, e que ações preventivas devem ser consideradas para que os agentes envolvidos possam se beneficiar com suas conseqüências. Foi possível identificar também, que essa ação afirmativa não é consenso entre os participantes, e as medidas a fim de minimizar a resistência na sua implementação também tiveram o devido destaque
Contudo, o trabalho se mostrou relevante pois abordou pontos de discussão concernentes à um tema incipiente, referindo-se especificamente a lei de agosto de dois mil e doze, e também pelo fato de abranger toda esfera federal assumindo um caráter impositivo nunca antes vivenciado por essas instituições. As múltiplas visões (IES, decentes e empresas) permitem uma reflexão quanto à necessidade de planejamento para o sucesso da operacionalização dessa ação
|