RESUMO
Código: 873
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
A Produção de Cerâmica Na Amazônia: O Aglomerado Cerâmico da Agrovila do Caburi em Parintins - Am
 

Identificar as características da interação produtiva entre atores de uma aglomeração produtiva cerâmica e seu efeito para a criação e fortalecimento, de um possível, Arranjo Produtivo Local Cerâmico no contexto da Agrovila do Caburi no município de Parintins AM.

Para tal foi realizada um estudo exploratório junto a 20 atores ligados a atividade cerâmica na agrovila do Caburi, com o detalhamento da dinâmica da comunidade por meio da utilização do procedimento de Estudo de Caso. A coleta de dados foi realizada nos meses de Setembro e Outubro de 2012, por meio da realização de entrevistas e obervação estruturada. Com base nas características dos dados a técnica de análise utilizada neste estudo foi a Análise de Conteúdo.

Albagli e Brito (2002) conceituam APLs como sendo a aglomeração de um número significativo de pequenas empresas ou atores que atuam em torno de uma atividade produtiva principal, bem como empresas correlatas e complementares, como fornecedoras de insumos e equipamentos, clientes, entre outros, que estejam em mesmo espaço geográfico e que tenham identidade cultural local e vinculo.

A presença da solidariedade entre os atores locais foi identificada nas relações na Agrovila, mas a cooperação para crescimento e socialização do conhecimento acerca da produção de cerâmica é significativamente ausente, ficando as partes em sua maioria dispersas no processo produtivo.

Por meio dos dados pode-se destacar que mesmo a maioria dos atores serem oriundos do meio local, suas relações de cooperação e interação não possuem relevante densidade. A pesquisa evidenciou que o incremento das interações produtivas entre os atores locais, poderia maximizar os ganhos e fortalecer a atividade na comunidade, mitigando entraves como a presença dos atravessadores no processo de comercialização.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: