O objetivo desta pesquisa é apresentar a evolução das informações divulgadas sobre intangível de companhias abertas do Brasil, observando os critérios obrigatórios de evidenciação conforme especificações do CPC 04 (R1), além de verificar características das empresas que poderiam ser consideradas fatores explicativos para a extensão da evidenciação (tamanho, tempo de constituição e endividamento).
A pesquisa se dará através da análise das notas explicativas das empresas listadas no Nível 2 de Governança Corporativa, nos anos de 2009 a 2012. Para medir o grau de evidenciação, optou-se por construir um índice baseado nas exigências de disclosure previstas no CPC 04 (R1). A técnica estatística a ser utilizada para identificar a associação entre a variável dependente e as variáveis independentes será a análise de regressão.
Com a sofisticação dos mercados tem se observado que grande parte do valor atribuível às entidades deriva de parcelas intangíveis inerentes ao negócio, e que sua crescente materialidade, constitui um meio de diferenciação entre as empresas, possibilitando a obtenção de vantagem competitiva e retornos anormais. No Brasil, o CPC 04 (R1) definiu as exigências de informações específicas para o ativo intangível, quanto ao seu reconhecimento, mensuração e evidenciação.
Como resultado constatou-se que houve uma evolução no nível de evidenciação das informações, o que demonstra que, com o passar dos anos as entidades tendem a evidenciar melhor as suas informações referentes ao intangível. Quanto às variáveis independentes, constatou-se que, pela natureza das entidades analisadas (submetidas a regras mais rígidas de transparência e Governança Corporativa), nem o tamanho, nem o tempo de constituição e nem o endividamento explicam a extensão de sua evidenciação.
Esse estudo visa contribuir com a literatura contábil, ao identificar se as exigências impostas pelo CPC 04 (R1) têm refletido em uma maior evidenciação das informações contábeis. Ademais, contribuiu com a prática contábil ao demonstrar aos usuários das informações contábeis se as demonstrações financeiras das companhias abertas do Brasil, especificamente no que tange ao ativo intangível, tem um índice elevado de evidenciação, facilitando a tomada de decisões.
|