RESUMO
Código: 878
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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A Prática da Comunicação de Risco no Contexto das Organizações
 

Para evitar que ameaças afetem as atividades das organizações, discute-se a Comunicação de Risco como um valor inovador à Sustentabilidade e uma estratégia que atua com riscos capazes de afetar a saúde, a integridade física e o bem estar dos stakeholders, proporcionando maior entendimento do grau e da natureza dos perigos que os rodeiam. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar como as práticas da Comunicação de Risco se manifestam nos contextos organizacionais.

A Comunicação de Risco é compreendida como um processo estratégico das organizações, cuja finalidade é trabalhar os riscos, a fim de evitar que se materializem e se transformem em possíveis crises. É vista como responsável por proporcionar um maior entendimento a respeito do grau e da natureza dos perigos que ameaçam as organizações, auxiliando os gestores nos processos de tomada de decisão junto aos stakeholders (PALENCAR, 2005; COVELLO, 1992, HEATH, 2000).

Realizou-se pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com entrevistas em profundidade com lideranças de empresas indicadas pela revista Valor Setorial/ Comunicação Corporativa da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, assim como pesquisadores e professores, autores da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ORGANICOM, edição específica sobre Comunicação de Risco.

A realização das entrevistas permite afirmar que a Comunicação de Risco ainda é um tema pouco conhecido, visto que muitas vezes, sua prática se dá de maneira indevida nos contextos organizacionais. No entanto, a Comunicação de Risco, mesmo sendo um conceito novo e inconsciente nas organizações, promover a interação entre os stakeholders e o melhor desempenho das organizações. Com isso, entende-se que há a necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.

A análise dos resultados permite afirmar, que a Comunicação de Risco pode ser entendida como estratégia fundamental nos contextos organizacionais, e deve ser trabalhada de maneira intensa em todos os processos que envolvem planejamento e gestão dos fatores de riscos. Essa observação evidencia que a Comunicação de Risco, atuando de maneira estratégica nas organizações, auxilia os Stakeholders nas suas escolhas e projeções para o futuro.

 

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