Este estudo visa a identificar a relação entre a percepção de qualidade e motivação de discentes universitários em relação às Instituições de Ensino Superior (IES).
Uma pesquisa quantitativa foi realizado com 179 discentes de Administração de IES pública e privada. Utilizou-se um questionário, composto pela Escala de Qualidade, proposta por Onusic (2011), e pela Escala de Motivação Acadêmica, oriunda da Academic Motivation Scale (AMS), além de questões de natureza sócio-econômica para caracterização dos respondentes. Os dados foram analisados com auxílio do software SPSS, através de Análise Fatorial Exploratória, Análise de Correlação e ANOVA.
Sabe-se que a motivação é um fator psicopedagógico que afeta diretamente o desempenho dos estudantes. A percepção que o aluno tem da qualidade da IES está diretamente ligada a esse desempenho. Assim, para que uma IES possa diferenciar-se no mercado, torna-se indispensável investigar as relações entre motivação acadêmica e a qualidade percebida pelos alunos. Com esse intuito, esta pesquisa fundamenta-se em Onusic (2011), Sobral (2003), Schwartzman (1997), Deci e Ryan (1985), entre outros.
Após a análise dos dados, percebeu-se que os alunos da IES privada são mais motivados do que os da IES pública, tanto no que tange à motivação intrínseca quanto à extrínseca, e que há maior percepção de qualidade para o grupo de alunos da IES privada. Concluiu-se que existe relação positiva entre os construtos Motivação e Qualidade, sendo o corpo docente o fator da qualidade que obteve relacionamentos mais fortes.
No âmbito teórico, este estudo traz contribuições por relacionar Motivação e Qualidade em IES brasileiras, uma vez que não foram encontrados estudos nacionais que enfoquem a relação entre esses dois temas no contexto do ensino superior. No âmbito mercadológico, este estudo fornece indicativos para uma postura inovadora e comprometida por parte das IES, tendo em vista a necessidade de um ensino superior que atenda às expectativas dos discentes e, consequentemente, reduza os índices de evasão.
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