RESUMO
Código: 885
Tema: Abordagem Institucional

 

Abrir
Arquivo

 
Isomorfismo Mimético: Folga Financeira Nas Organizações dos Eua e Brics.
 

O objetivo deste estudo é discutir as teorias sobre a variação na folga financeira das organizações a partir do isomorfismo mimético da perspectiva neoinstitucionalista, a fim de complementar os modelos teóricos financeiros e econômicos. Para isto, o estudo analisará empiricamente a variação da folga financeira nas organizações no período entre 2008 e 2010, focando nas organizações dos Estados Unidos e BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

De acordo com o método estatístico a pesquisa apresentou e analisou as observações a partir de histogramas de média do índice de liquidez corrente. Foram analisadas observações financeiras firma-ano da base de dados Compustat, no período entre janeiro de 2008 a dezembro de 2010. Para analisar a folga financeira o estudo utilizou o índice de liquidez corrente que foi construído a partir das seguintes variáveis: (i) Ativo Circulante, e; (ii) Passivo Circulante.

A pesquisa se fundamenta em modelos teóricos sobre o Isomorfismo Institucional Mimético, a partir de autores, como por exemplo, DiMaggio, Powell, Berger, Luckmann, Hannan, Freeman, Bowring, Hawley, etc. E ainda, a partir de modelos teóricos sobre a variação da folga financeiras citando autores, como por exemplo, Davidson, Ross, Jensen, Meckling, Fama, French, etc. Diante disso, discute-se estas teorias buscando preencher lacunas da teoria financeiras a partir da teoria do isomorfismo mimético.

Considerar a perspectiva do isomorfismo mimético nas análises organizacionais é relevante para as organizações, visto que (i) complementa os modelos teóricos que explicam a variação na folga financeira das organizações; (ii) esclarece lacunas sobre a homogeneização, a incerteza nos mercados e a racionalidade limitada com relação à tomada de decisão das organizações, e ainda um provável desconhecimento de alguns gestores sobre os modelos teóricos que podem ser relevantes nas tomadas de decisão.

Esta pesquisa oferecerá uma nova perspectiva aos estudos financeiros, uma vez que a variação na folga financeira também será explicada por outra abordagem metateórica. O estudo também oferecerá uma evidência empírica que previamente intui uma elevação na folga financeira das organizações dos Estados Unidos no período entre 2008 e 2010, e concomitantemente das organizações do BRICS no mesmo período.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: