O objetivo foi o de verificar a influência da colaboração sobre o desempenho da gestão da cadeia de suprimentos do café orgânico sob o ponto de vista dos gestores.
Para este artigo foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratório-descritivo em duas etapas. A primeira etapa desta pesquisa, do tipo exploratória de natureza qualitativa. Na segunda etapa foi promovida uma pesquisa do tipo descritiva de natureza quantitativa com questionários enviados a gestores envolvidos na SCM do café orgânico.
Na visão de Ward e Duray (1995), as estratégias operacionais devem estar relacionadas (ou alinhadas) com o ambiente competitivo. Nessa concepção, a empresa alinha as atividades internas, que agregam valor, para produzir benefícios para seus clientes. Não obstante, a colaboração interna deve ser estimulada para que as trocas de informações sejam disseminadas, tanto para o ambiente interno como para o ambiente externo.
Com base nesses resultados pode-se concluir que, embora a Colaboração seja válida para a melhoria do Desempenho na SCM do café orgânico, não foi evidenciada sua importância por parte dos executivos da área.
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