RESUMO
Código: 891
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
Revisitando A Hipótese de Eficiência de Mercado: Um Estudo da Forma Fraca no Mercado de Câmbio Brl/usd
 

O primeiro objetivo neste artigo é verificar se a taxa de câmbio real–dólar (BRL/USD) é eficiente na forma fraca, conforme apresentado por Fama (1970), através de testes econométricos. O segundo objetivo é aplicar os modelos EGARCH, TARCH e APARCH visando modelar a série e verificar a persistência nos choques.

Foram aplicados testes econométricos para detectar raiz unitária, estacionaridade e para identificar se a variável taxa BRL/USD é independente e identicamente distribuída (IID). Para modelagem da variância, foram empregados testes pré-estimação computando se existe o efeito ARCH e o de White buscando-se determinar se há heteroscedasticidade nos dados. Também foram aplicados testes para verificar a autocorrelação na série temporal pré-estimação e pós-especificação do modelo.

Fama (1970) definiu a Hipótese de Eficiência de Mercado (HME) em que em num mercado eficiente “os preços sempre refletem completamente as informações disponíveis (1970, p. 383). A HME foi estruturada em três formas: a forma fraca, semiforte e forte. Na fraca, objeto deste trabalho, os preços refletem todas as informações passadas em que a melhor estimativa de preço futuro é o preço atual, pois a variável segue um passeio aleatório.

Os resultados indicaram que a série da taxa de câmbio estudada não é informacionalmente fraca tendo sido considerados os tipos de hipótese de passeio aleatório. Através de uma abordagem econométrica foi identificado um modelo ARIMA (1,2,3) + EGARCH(3,2) com a distribuição normal do termo de erro. Assim, os resultados apontam que no mercado de câmbio ainda persistem deficiências podendo permitir a atuação de agentes voltados para a estruturação de operações de arbitragem.

A presente pesquisa contribui para a área de eficiência de mercado haja vista o papel relevante que a mesma possui dentro do campo de finanças e seu impacto na precificação de ativos. Um mercado eficiente requer um sistema eficiente que permita que a informação seja disseminada entre os participantes. Apontar evidências de que o mercado de câmbio não é eficiente na forma fraca e que os choques sofridos são persistentes pode possibilitar arbitragem no mercado.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: