O objetivo do presente artigo é analisar o processo de surgimento e evolução do modelo de negócio de uma empresa de uma empresa de serviços de valor agregado por meio da descrição da interação dos componentes essenciais de um modelo de negócio (criação, entrega e apropriação do valor).
A pesquisa é qualitativa baseada na técnica de estudo de caso único (YIN, 2005). O caso selecionado é uma empresa prestadora de serviço de valor agregado (VAS) para operadoras de telefonia. Foram reunidos dados primários, coletados a partir de entrevistas realizadas com executivos e gestores da empresa. As entrevistas foram baseadas em roteiro semi-estruturado contendo questões relativas aos componentes essenciais do modelo de negócio (criação, entrega e apropriação do valor).
Adota-se a abordagem transformacional de modelo de negócio proposta por Demil e Lecocq (2010). Entretanto diferentemente de Demil e Lecocq (2010) que constroem sua reflexão sobre a evolução do modelo de negócios com base no modelo RCOV (Recursos, Competências, Organização e Proposição de Valor), no presente artigo as dimensões analisadas referem-se aos nove blocos constitutivos de um modelo de negócio propostos pelo modelo CANVAS de Osterwalder e Pigneur (2010).
A empresa foco deste estudo é um caso típico de empreendimento que surge a partir da complementaridade de recursos entre parceiros, especificamente no âmbito das redes de operadoras de telefonia. Fundada em 2009 a empresa, a partir do escopo inicial de prover produtos desenvolvidos por parceiros de negócio, vem evoluindo para desenvolvedora e provedora de negócios (produtos e serviços) de e para seus parceiros, o que, por conseqüência, tem gerado reformulações no modelo de negócio.
|