RESUMO
Código: 91
Tema: Cooperação Tecnológica e Inovação Aberta

 

Abrir
Arquivo

 
Redes de Inovação: Um Estudo Bibliométrico de Publicações Nacionais
 

Como forma de conhecer o estado da arte no que se refere ao campo de estudo das Redes de Inovação, o artigo possui o objetivo de descrever, por meio de uma pesquisa bibliométrica, as principais abordagens metodológicas e a rede de autores utilizados nos trabalhos científicos publicados em importantes periódicos nacionais, no período de jan/2008 a dez/2012.

A pesquisa foi conduzida segundo a metodologia estabelecida por Rasera e Balbinot (2010), por meio da análise bibliométrica de 16 artigos, compreendidos entre jan/2008 a dez/2012. Para tanto, foram identificados os principais subtemas nos quais as publicações se concentram, a abordagem metodológica mais utilizada, bem como a rede de obras e autores mais referenciados.

Dentre as diferentes manifestações de rede na literatura, as redes de inovação apresentam-se como uma entidade formada por diversas instituições autônomas, geograficamente distribuídas e heterogêneas, que colaboram entre si para atingir a objetivos comuns (PLISSON et al., 2007). Powell e Grodal, (2006) apontaram que a formação em redes pode facilitar a difusão de informação, o compartilhamento de recursos, o acesso a ativos específicos, bem como a aprendizagem.

Notou-se que, apesar do alto interesse demonstrado pela temática, as publicações nacionais ainda são modestas em comparação aos padrões internacionais. Além disso, salienta-se a grande quantidade de obras referenciadas, fato que demonstra, por um lado, a necessidade de embasamento do tema em diversas áreas do conhecimento – desde a sociologia até a tecnologia – e, por outro, que o tema é constituído de vários subtemas, tais como estrutura da rede, compartilhamento de conhecimento, APLs, etc.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: