RESUMO
Código: 913
Tema: Tecnológico

 

Abrir
Arquivo

 
Gerenciamento de Resultados Nas Indústrias de Construção Civil
 

O Gerenciamento de Resultados apresenta-se como um assunto que tem despertado o interesse da contabilidade nacional e internacional. Inúmeras pesquisas destinadas a estudar as motivações de se gerenciar os resultados, bem como detectar a presença de gerenciamento têm sido apresentadas na literatura.

No presente estudo, o foco foi o de analisar se as empresas de construção civil utilizam de práticas de gerenciamento de resultados em função do nível de endividamento ou para reduzir a variabilidadedos seus lucros (income smoothing). A amostra foi composta por 23 empresas e o período considerado foi de 2007 a 2011.

Os modelos econométricos utilizados se baseiam nos de Martinez (2001), no entanto, o presente estudo se diferencia por analisar especificamente as empresas do ramo de construção civil, e pela utilização de dados mais recentes, que estão dentro do novo contexto de internacionalização da contabilidade.

Para tanto, analisou-se a relação entre gerenciamento de resultados e despesas com depreciação; e a relação entre gerenciamento de resultados com itens extraordinários. Estimou-se para cada relação um modelo de regressão com dados em painel com efeitos aleatórios, baseado na análise do Teste Breusch-Pagan.

Verificou-se nas duas relações, que não foi possível tirar conclusões estatisticamente válidas. Entretanto, diante da possibilidade dos modelos não estarem preparados para captar o gerenciamento de resultados em empresas que não registram montantes significativos de despesas com depreciação e amortização e de operações classificadas como Itens Extraordinários; há evidências para se reconhecer a instabilidade dos modelos utilizados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: