RESUMO
Código: 92
Tema: Estratégia de Operações e Competitividade

 

Abrir
Arquivo

 
O Arranjo Produtivo Leiteiro Inserido no Arranjo Produtivo Alimentício da Região do Vale do Taquari – Rs
 

O objetivo deste estudo foi de caracterizar o arranjo produtivo leiteiro que está inserido no arranjo produtivo alimentício do Vale do Taquari e identificar as relações de cooperação existentes entre estas empresas para demonstrar e caracterizar as relações e o perfil das empresas do APL na Região.

O estudo caracterizou-se como uma survey, de natureza descritiva qualitativa e quantitativa junto ao arranjo produtivo leiteiro da Região do Vale do Taquari/RS. Este método fundamenta-se pelo fato de o pesquisador buscar junto a uma população-alvo, informações sobre o APL leiteiro para uma melhor compreensão sobre o fenômeno.

As relações existentes entre empresas de um mesmo segmento fazem com que, de uma forma não estruturada e não explicitada, muitas organizações busquem uma aproximação espacial, de modo que tais aglomerações assumam características e notoriedade em função do segmento em que atuam as empresas que as compõem. A proximidade geográfica serve, muitas vezes, como fator que impulsiona o desenvolvimento de determinados espaços locais/regionais, bem como dos negócios presentes nessa aglomeração.

O fator de aglomeração na Região do Vale do Taquari, característico em um arranjo, está aliado à existência histórica de matéria-prima no local e ao posicionamento geográfico da Região no Estado do Rio Grande do Sul. Percebendo-se, a atratividade do APL leiteiro na Região para as empresas já existentes e também para novos empreendedores, por meio dos altos índices apresentados relativos a evolução da produção.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: