RESUMO
Código: 951
Tema: Inovação e Sustentabilidade

 

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Inovação e Sustentabilidade: Um Estudo de Caso Na Indústria de Biomassa e Energias Renováveis
 

Este artigo teve como objetivo analisar os fatores que corroboraram para a adoção de uma inovação tecnológica na indústria de biomassa e energia renovável. Especificamente a pesquisa realizada buscou identificar as características dessa inovação que contribuíram para sua adoção segundo os cinco atributos percebidos como necessários a uma inovação, proposto por Rogers (1995) em sua teoria de difusão de inovações.

Esse estudo apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único, cujo núcleo técnico-ambiental Railton Faz, responsável pelo desenvolvimento da inovação supracitada, foi considerado a unidade de análise. A coleta de dados se deu por meio de um roteiro semiestruturado de entrevista aplicado ao presidente do núcleo.

O estudo toma como perspectiva a afimação de Arenhardt, Battistella, Franchi (2012) sobre como a adoção de inovações verdes influenciam na obtenção de vantagem competitiva das empresas. Nesse sentido, o estudo baseia-se na teoria de Rogers (1995) que apresenta cinco características que podem, dentre outras coisas, explicar sua taxa de adoção: vantagem relativa; compatibilidade; complexidade; experimentação e observabilidade.

Os resultados apontaram que os atributos vantagem relativa, compatibilidade, observalidade e experimentação da inovação estudada podem ser amplamente visualizados, e isso corresponde a elementos que desperta o interesse na adoção dessa inovação. Além disso, os atributos da inovação em destaque apresentam forte relação com o sistema social em que está inserido.

Por meio do estudo foi possível inferir alguns fatores que contribuíram para a adoção e difusão de uma inovação tecnológica sustentável. Além disso, o estudo fornece perspectivas empíricas para novos estudos que podem estabelecer comparações analíticas entre indústrias e empresas sustentáveis ou mesmo a confirmação dos resultados com o uso de metodologias de caráter quantitativo, como a survey.

 

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