RESUMO
Código: 956
Tema: Sistemas de Informação e Impactos Organizacionais da TI

 

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Perspectivas Sobre A Adoção de Estratégias de Byod em Uma Instituição de Ensino Superior
 

Uma das estratégias que poderão ser adotas pelas instituições de ensino superior a partir da TI móvel seria a adoção do Bring Your Own Device.O presente artigo tem por objetivo dar suporte a identificação da extensão dos efeitos da adoção de uma estratégia de BYOD pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em diferentes grupos de estudantes do curso de Administração, analisando se o estudante teria ou não acesso a dispositivos móveis de TI, neste caso smartphone, tablet e/ou laptop.

Tendo em vista o propósito do estudo de explicar um evento qualitativo por meio de uma regressão, a análise dos dados foi realizada mediante o uso de um modelo de regressão logística. Deste modo foi utilizado um modelo binário de probabilidade para as variáveis laptop, smartphone e tablet. Além do tratamento econométrico dos dados, utilizou-se a estatística descritiva para dimensionar informações referentes a outros aspectos que envolvem a posse ou não de dispositivos pelos discentes.

O eixo temático constituinte dos elementos teóricos do corrente trabalho, refere-se à tecnologia da informação e aspectos socioeconômicos. Este eixo possui forte aderência ao estudo em questão, uma vez que procura entender em que medida os indicadores socioeconômicos, tais como, renda, gênero, etnia e nível de educação influenciam na adoção e uso de computadores (Vekiri, 2010; Padmanabhan e Wise, 2012), internet (Sautter, Tippett e Morgan, 2010; Talukdar e Gauri, 2011) e celulares (Fong, 2009).

Verificou-se que 92,7% dos respondentes possuem pelo menos um destes dispositivos. Através de modelos econométricos de regressão logística, que adotaram as variáveis idade, gênero, turno, renda do aluno e renda familiar, na análise da probabilidade do estudante possuir um dispositivo, observou-se que a renda familiar é significante para a análise dos modelos relativos a posse de smartphone e laptop, tendo a demanda pelos dispositivos se demonstrado elástica.

Deste modo, é válido supor que no momento da definição de estratégias de BYOD pela universidade, deve-se atentar para a renda dos discentes mais do que as outras variáveis utilizadas no estudo, tais como: gênero, renda do aluno e turno, no momento de aferir a real situação da posse do dispositivo móvel. Fato que influenciaria diretamente no êxito da implementação da estratégia. Sugere-se a pesquisa de identificar a compatibilidade do BYOD com com a proposta do projeto pedagógico do curso.

 

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