RESUMO
Código: 970
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Métodos de Avaliação de Empresas em Perícias Judiciais de Apuração de Haveres Na Comarca de Belo Horizonte/mg
 

Este artigo teve como objetivo buscar evidências que permitissem identificar nos laudos de apuração de haveres apresentados nas Varas Empresariais da comarca de Belo Horizonte/MG, quais são os métodos de avaliação de empresas utilizados pelos Peritos Contadores, como também, se há menção à literatura especializada que valida o método utilizado e abordagens complementares tais como evidenciação do resumo do processo, conclusão do laudo pericial,

análise de aspectos pertinentes à escrituração contábil, diligências, dentre outros. Abordou-se a teoria de finanças e a sua contribuição como base para a formação dos modelos de avaliação de empresas. O referencial teórico abordou os métodos contábil/patrimonial, fluxo de caixa descontado, múltiplos ou avaliação relativa, o balanço de determinação e o goodwill, como também a perícia contábil.

Para esta pesquisa descritiva foram analisados cerca de setenta processos de dissolução de sociedades, contudo, somente nove processos tinham apensados aos autos, perícias judiciais com o objeto de apuração de haveres.

Evidenciou-se que o Balanço de Determinação e o Valor Contábil (book value), foram os métodos mais utilizados (66,7%). O método do fluxo de caixa descontado e a apuração do goodwill foram aplicados em 22,2%, dos laudos.

Apresentou-se a fundamentação teórica dos métodos utilizados, em 33,33% dos laudos. Dentre as abordagens complementares, identificou-se que 55,6% apresentam resumo do processo, 66,7% apresentam conclusão e constatou-se a análise e investigação das contas visando evidenciar fraudes ou simulações em 66,7% dos laudos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: