RESUMO
Código: 985
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Um Estudo Sobre A Relação Entre Cooperação Organizacional e Estratégia Para Sustentabilidade
 

Em um contexto no qual se evidencia a integração entre competitividade e sustentabilidade organizacional, o presente trabalho tem como objetivo levantar a relação entre cooperação e estratégia orientada para a sustentabilidade. O problema de pesquisa que este estudo pretende responder é: qual a relação entre cooperação, inter e intraorganizacional, com estratégia orientada para a sustentabilidade?

Este estudo de tipo exploratório e método quantitativo, teve como sujeito de pesquisa estudantes e recém-formados em Administração de Empresas. A coleta dos dados foi feita com base num questionário estruturado, composto por uma primeira parte de caracterização dos respondentes, seguido de questões referentes a cooperação interna e externa às empresas, e a terceira parte referente a estratégia para a sustentabilidade. Com uma amostra de 245, foram utilizados os softwares Excel, SPSS v.20; R i386

A base teórica deste estudo foram as teorias estratégicas (BARNEY e HESTERLY, 2008; HITT, IRELAND e HOSKISSON, 2008) e objetivos estratégicos (BRITO e VASCONCELOS, 2004). Também foram utilizadas abordagens de valor compartilhado, defendido por Emerson (1992); Hart (1995) e Porter (2011). As abordagens de cooperação inter e intraorganizacional se deram pela Teoria dos Jogos (NALEBUFF e BRANDENBURGUER, 1996),Teoria do Capital Social (COLEMAN, 1990; PUTNAM, 1994 e SPAGNOLO, 1999).

Como resultado do teste de médias, verificou-se que entre as médias de cooperação inter organizacional de empresas que têm buscado estratégia de sustentabilidade e das que não tem buscado a sustentabilidade há diferença (p-value = 6.665e-07), comprovando diferença entre as médias. Neste caso, as empresas que não exercem estratégia de sustentabilidade têm indicador de cooperação inter organizacional inferior ao de quem exerce estratégia para sustentabilidade. O resultado entre o teste de médias p

As estratégias de cooperação também são tidas como uma maneira das empresas crescerem e se diferenciarem dos concorrentes, em busca de um objetivo em comum (HITT, IRELAND e HOSKISSON, 2008; PORTER, 2005); neste sentido o comportamento cooperativo é necessário para potencializar as relações intra e interorganizacional. Pode-se destacar também a importância da cooperação intraorganizacional, com base no capital social nas organizações, baseado em ligações entre relações sociais e de produção.

 

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