RESUMO
Código: 989
Tema: Marketing de Serviços e Varejo

 

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Explorando A Relação Entre Crowding e Satisfação: Um Estudo em Parques Urbanos
 

Pesquisar a relação entre percepção de crowding e satisfação em parques urbanos, sendo consideradas variáveis de características pessoais do visitante e variáveis situacionais. No levantamento do estado da arte, não foram encontrados artigos científicos em periódicos brasileiros (2003 a 2013). Já no âmbito internacional, foi recorrente a discussão sobre a relação entre percepção de crowding e satisfação com a experiência em locais de lazer, ressaltando-se as divergências teórico-metodológicas.

Essa pesquisa tem abordagem quantitativa. A coleta de dados, realizada por meio de um survey aplicado pela internet, ocorreu em fevereiro de 2013. Para maior robustez da análise foi realizado o teste de consistência das escalas por meio do Alfa de Conbrach e uma análise Fatorial exploratória. A associação entre as variáveis foi testada por meio de regressões lineares multivariadas, assim como os testes de moderação da relação entre percepção de crowding e satisfação.

Esta pesquisa adotou abordagem cognitiva afetiva da satisfação, assim como psicologia ambiental (MOSQUERA; SANCHEZ, 2012). Crowding é um conceito subjetivo, definido por Eroglu e Harrell (1986) para o contexto de ambiente de serviço a partir das densidades humana e espacial. Conceitos chave dessa discussão têm origem em marketing aplicado a ambientes de loja: satisfação (Oliver, 1980; 1993), qualidade percebida (Parasuraman et. al., 1985) e crowding (Eroglu et al., 2005).

Os resultados sugerem que a relação entre percepção de crowding e satisfação com a visita a um parque urbano é explicada de forma multivariada, conforme estudos empíricos já haviam evidenciado no contexto de parques e áreas abertas bem como no varejo. Esses resultados preliminares evidenciam que a satisfação com a visita ao parque depende de vários antecedentes: percepção de crowding, expectativa de crowding, clima, prestígio do local, quantidade de pessoas e o nível de renda.

Crowding e satisfação, moderados pelo nível de renda, apresentam relação inversa e significante. Consumidores com maior nível de renda percebem mais crowding e ficam menos satisfeitos com a visita. “Prestígio do local” foi incluído nos modelos devido a uma hipótese teórica, confirmada no estudo: relaciona-se negativamente com densidade. Clima ensolarado e quente e menor familiaridade com alta densidade de indivíduos de alta renda potencializam a percepção de crowding e a satisfação com a visita.

 

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