RESUMO
Código: 992
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Processo de Formação de Custos A Partir do Sistema de Custeio Por Atividade de Uma Cooperativa de Reciclagem
 

o objetivo deste artigo é analisar os fatores que são importantes para formação de preços de uma cooperativa de reciclagem. Os objetivos específicos são: a) traçar o perfil organizacional da cooperativa em estudo; b) identificar os fatores que compõem a formação de preço; c) analisar o sistema ABC da cooperativa.

Pesquisa qualitativa-descritiva, com estudo de caso. A coleta ocorreu através de entrevistas, observações não participativas e análise documental. A análise foi através da análise de conteúdo e análise documental.

O referencial discutiu os fatores formadores de custos e o processo de formação de preço. A partir daí focou no sistema ABC, ou sistema de custos por atividades, que foi o método utilizado para analisar a pesquisa de campo.

Foi possível apresentar à cooperativa como tem sido formado os seus custos, permitindo à gerência conhecê-los e assim poder melhor gerenciar. O sistema utilizado foi o de custeio baseado por atividade em relação a formação do preço, uma vez que este sistema de custeio tem como objetivo definir seus custos por atividade, para que a empresa tenha uma demonstração de seus custos mais detalhada para a tomada de decisão.

A contribuição foi no sentido de oferecer uma ferramenta gerencial à empresa

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: