RESUMO
Código: 1005
Tema: Economia de Empresas

 

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Fusões, Aquisições e Concentração de Mercado: Estudo do Setor Aéreo Brasileiro
 

O estudo tem como objetivo analisar a estrutura e concentração de mercado do setor aéreo brasileiro através do Índice Hirschman-Herfindahl. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que utiliza a metodologia de série temporal para analisar os dados. Constatou-se que a fusão da GOL com a VARIG em 2007 e a fusão da LAM com a TAM provocaram quebras estruturais no mercado aéreo. Conclui-se que o mercado apresenta baixa volatilidade e baixa concentração no período analisado.

Diante disso, o trabalho tem como questão de pesquisa: As reorganizações societárias das companhias aéreas afetaram o índice de concentração do mercado? Com isso, busca-se analisar a estrutura e concentração de mercado do setor aéreo brasileiro. Como objetivos específicos, o trabalho pretende analisar o histórico de fusões e aquisições que ocorreram entre as empresas do setor aéreo brasileiro e analisar a concentração de mercado das empresas do setor aéreo brasileiro.

Resende e Boff (2002) explicam que quanto maior o valor de concentração, menor é o grau de concorrência entre as empresas, e mais concentrado (em uma ou poucas empresas) estará o poder de mercado virtual da indústria. De acordo com Camargos, Romero e Barbosa (2008), Marion-Filho e Vieira (2010), os métodos de F&A’s destacam-se por terem gerado mudanças na dinâmica das relações empresarias, redesenhando as redes organizacionais tornando mais forte a união de empresas.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva. Inicialmente, foi construído o índice de concentração de mercado de Hirschman-Herfindahl a partir dos dados dos anos de 2005 a 2012, constantes no site da ANAC. Posteriormente, com a série temporal do índice de concentração de mercado mensal de 2005 até 2012, modelou-se uma equação que melhor representasse o comportamento da série do índice de Hirschman-Herfindahl.

Houve quebra estrutural em abril de 2007 quando da aquisição da Varig pela Gol e em dezembro de 2009 quando houve a fusão da LAN com a TAM. No entanto, não houve quebra estrutural em agosto de 2010 e nem em julho de 2011. Tal fato, demonstra que, ao contrário, com as consequências da aquisição da Varig pela GOL, a fusão da TAM com a LAN provocou uma diminuição significativa no índice de concentração do mercado.