RESUMO
Código: 1016
Tema: Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

 

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Governança de Ti em Organizações do Setor de Serviços: Um Estudo de Caso de Aplicação do Itil
 

Alinhar a TI aos negócios está se tornando cada vez mais uma tarefa essencial para as organizações que desejam ser competitivas no mercado. A governança de TI (GTI) tem o papel de auxiliar as organizações neste alinhamento, visando uma melhoria contínua nos processos de TI com o foco nos negócios da organização.

A grande quantidade de frameworks de GTI presentes no mercado dificulta a escolha de um que atenda as necessidades da organização, bem como, a complexidade de processos que eles possuem. Este estudo tem como objetivo geral analisar a implantação do ITIL em uma organização do setor de serviços, a fim de levantar as principais dificuldades encontradas na sua implantação, processos implantados, os motivos de sua implantação e o nível da maturidade da GTI antes e após a implantação do ITIL

Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a GTI, seu ciclo de vida e os principais Frameworks que suportam a GTI no mercado atual.

Como metodologia o presente trabalho utilizou o estudo de caso em uma organização brasileira que realizou a implantação do ITIL

Os resultados foram satisfatórios e proporcionaram uma análise na principais dificuldades e limitação que uma organização enfrenta na implantação de um framework de GTI e quais os pontos positivos e negativos da implatação de um framework consolidado no mercado em uma empresa prestadora de serviços.