RESUMO
Código: 1020
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Estilo Gerencial e Capacidade Organizacional Para Mudança: A Relação Entre Os Construtos
 

Buscando o diferencial competitivo, empresas propõem processos de mudança que são implantados e conduzidos, em grande parte dos casos, pelos seus líderes ou gestores. Por sua vez, estes líderes ou gestores são sujeitos dotados de características e objetivos individuais e grupais, que podem ser guiados e direcionados conforme suas características, tanto pessoais como de gestão e, a partir delas, exercer influência positiva ou negativa nos processos de mudança que ocorrerem em suas organizações.

Problema de pesquisa: Qual a relação entre o estilo gerencial dos gerentes e os fatores que facilitam ou dificultam as mudanças organizacionais? O objetivo central da pesquisa consiste em: identificar a relação entre o estilo gerencial dos gerentes e os fatores que facilitam ou dificultam as mudanças organizacionais.

CAPACIDADE ORGANIZACIONAL PARA MUDANÇA E ESTILO GERENCIAL: OS REFLEXOS NOS PROCESSOS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL O gestor, dotado de seu estilo gerencial, pode atuar como uma ponte e desempenhar o papel de auxiliar as pessoas na compreensão do plano de mudança, além de convencê-las persuasivamente sobre o caminho correto, motivá-las a participar, direcionar a energia destes no sentido correto e orientá-las a executá-lo adequadamente, ou seja, conduzir a equipe para o caminho da transformação.

Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando como estratégia de pesquisa uma survey. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada utilizando-se um questionário composto pelo Instrumento de Capacidade Organizacional para Mudança (NEIVA, 2004) e pela Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG) (MELO, 2004).

Segundo a percepção dos pesquisados, a maior parte dos gerentes tem o estilo gerencial tarefa e a Empresa Alpha possui baixa capacidade para efetuar mudanças. As correlações entre os construtos da pesquisa – estilo gerencial e capacidade organizacional para mudança -,foram positivas e moderadas entre todas as dimensões. Analisando-as, pode-se inferir que os estilos gerenciais relacionam-se com os mesmos construtos dos fatores que compõem capacidade organizacional para mudança.