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Código: 1026
Tema: Promoção da Eficência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

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Controle Gerencial no Setor Público: O Caso da Pagadoria de Pessoal da Marinha do Brasil
 

A extrema rapidez com que se alteram os cenários político e econômico, aliada à crescente complexidade da sociedade contemporânea, tem exigido um profundo remodelamento da administração pública brasileira que assume obrigações perante os cidadãos e procura dialogar com os anseios dos mais diferentes conjuntos de atores sociais. Sob esse enfoque, a Marinha do Brasil (MB), na busca de uma administração pública gerencial, adotou métodos de controle nas atividades de execução do pagamento de pessoal

Problema de pesquisa: “os procedimentos de controle estabelecidos pela Controladoria da Marinha levaram à diminuição de erros cometidos nas alterações (lançamentos) para pagamentos de pessoal, tanto em nível nacional como internacional?”.O objetivo principal foi explorar a relação existente entre os procedimentos adotados no sistema de controle gerencial, com ênfase nos aspectos atinentes às atividades de controladoria, da Pagadoria da Marinha e aqueles apontados como eficazes pela teoria

Tratou-se dos aspectos teóricos do controle gerencial, por constituir-se na pedra fundamental da pesquisa. O problema principal do controle é induzir estes indivíduos a atuarem de maneira que, ao procurarem seus objetivos pessoais, auxiliem o alcance dos objetivos da organização, chegando-se, desta forma, à chamada congruência de objetivos (ANTHONY; GOVINDARAJAN, 2002). Para Otley (1994), o termo controle gerencial deve muito de sua atual conotação ao estudo de Anthony.

Foi adotada metodologia exploratória de dados desenvolvida em duas etapas: primeiro, uma análise qualitativa dos dados levantados. Nessa etapa foi apresentada e estudada a formação da base de dados, consistindo em uma apresentação visual de tendências verificadas nos dados ao longo do tempo, bem como o seu significado. Após isso, foi implementada uma análise de conglomerados, a fim de separar os grupos que estão sendo melhor gerenciados dentro da estrutura de pagamentos da Marinha

Verificou-se que, em nível nacional, houve uma sutil melhoria, em 2012, na qualidade dos controles de pagamentos e diminuição de erros cometidos. Naturalmente, Em nível internacional, no entanto, houve uma relevante mudança no nível de porcentagem de erros cometidos, indicando uma melhoria evidente no referido exercício. Pela análise de conglomerados, observou-se que há um grupo de OCs do segundo cluster, composto principalmente das OCs 1 e 8, que têm potencial de diminuir a quantidade de erros