RESUMO
Código: 1027
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

Abrir
Arquivo

 
Performance Social Corporativa e Governança Corporativa: Relação Entre Csp, Estrutura de Propriedade e Conselho
 

A CSP tornou-se uma relevante medida de desempenho. Embora a relação com a CSP-CFP seja bastante explorada na literatura internacional, ainda carecem estudos que buscam investigar outras variáveis que possam estar relacionadas com a CSP, como as variáveis características da estrutura de governança corporativa das empresas.

O problema de pesquisa consiste na falta de evidências empíricas, no contexto brasileiro, da relação entre CSP e governança corporativa. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a relação entre CSP e a estrutura de governança corporativa em empresas no contexto brasileiro. Definiu-se como objetivos específicos analisar a relação entre independência do conselho e CSP; concentração de propriedade e CSP; concentração de propriedade familiar e CSP; e concentração de propriedade estatal e CSP.

Alguns estudos fundamentaram as hipóteses da pesquisa, como o de Johnson e Greening (1999), consideram que a maior representação de conselheiros independentes está positivamente associada à CSP. Dam e Scholtens (2013), por sua vez, sugerem que a concentração de propriedade está negativamente relacionada com CSP. Segundo Huang, Ding e Kao (2009), empresas familiares têm maior orientação para stakeholders e Dam e Scholtens (2012) afirmam que empresas estatais são inclinadas a questões sociais.

Para atingir os objetivos propostos, foram propostas quatro hipóteses de pesquisa testadas em uma amostra de 287 empresas listadas na BM&FBovespa. Para a variável CSP coletaram-se relatórios na base de dados GRI divulgados no Brasil em 2013. As variáveis de governança foram coletadas na base Econoinfo e as variáveis de controle, na base Economatica. As análises descritivas foram realizadas utilizando-se o teste t e as hipóteses de pesquisas foram testadas pela análise de regressão logística.

Os resultados confirmaram duas hipóteses propostas na pesquisa, encontrando-se uma relação positiva entre a presença de conselheiros independentes e CSP e uma relação positiva entre concentração de propriedade estatal e CSP. Duas hipóteses não foram confirmadas pois obteve-se uma relação positiva entre concentração de propriedade e CSP, e esperava-se uma relação negativa, e não foi encontrada relação estatisticamente significante entre propriedade familiar e CSP.