RESUMO
Código: 1028
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Junto e Misturado: Integrando Conceitualmente Estratégia e Liderança
 

Os conceitos de estratégia e de liderança são comumente abordados na literatuva de forma isolada, mas são raros os estudos que integrem as duas temáticas. Uma liderança transformacional, por exemplo, pode favorecer a estratégia inovativa de uma organização, enquanto que uma transacional poderia contribuir para uma estratégia de consolidação de uma empresa no mercado (VERA; CROSSAN, 2004). Além disso, constata-se uma relação positiva entre liderança, estratégia e inovação, conforme Moraes (2012).

O estudo procurou responder a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades de integração conceitual entre estratégia e liderança? e teve como objetivo analisar as possibilidades de integração conceitual entre estratégia e liderança por meio da realização de uma revisão sistemática da literatura entre os anos 2003 e 2013.

O referencial teórico faz uma análise dos vínculos entre estratégia e liderança. Além de abordar aspectos sobre estratégia e liderança, foram identificadas quatro categorias conceituais que balizaram posteriormente a análise da produção científica que serviu de base para a análise dos resultados. São elas: gestão estratégica, prática da liderança, liderança como estratégia e liderança estratégica.

O estudo é de natureza exploratória e seu planejamento seguiu as diretrizes da revisão sistemática da literatura (RSL), um método de pesquisa utilizado para avaliar a produção científica em um determinado período de tempo (ARAÚJO, 2006), por meio de um estudo de mapeamento para identificar os artigos, classificá-los e analisá-los a partir de critérios pré-definidos (KITCHENHAM et al, 2010). Foram mapeados e analisados 48 artigos do periódico Strategy & Leadership.

A análise dos resultados indica que 66,7% de todos os artigos analisados e vinculados à categorias temáticas estão associados à trabalhos de natureza conceitual e ou de meta-análise de outros estudos. Isso pode indicar que os estudos sobre liderança e estratégia ainda estão em um estágio de desenvolvimento e, apesar de sua constância de publicação média ao longo do período analisado, percebe-se que os temas têm potencial de crescimento.