RESUMO
Código: 103
Tema: Comportamento organizacional

 

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Análise das Variáveis Contingenciais Na Gestão de Custos da Cadeia de Valor de Uma Indústria de Papel e Celulose
 

As variáveis contingenciais influenciam nas práticas de gestão de custos e condução organizacional, portanto não se obteria um modelo único. O Brasil está entre os quatro produtores mundiais de celulose (BRACELPA, 2012), e está abrindo seus mercados cada vez mais, tornando-se mais suscetível a competição estrangeira (BAER, 2009). O mercado tornou-se mais competitivo, ainda que substancialmente mais concentrado, já que as empresas ficaram mais vulneráveis à entrada de novos concorrentes.

Propôs-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência das variáveis contingenciais para a gestão de custos na cadeia de valor de uma companhia de papel e celulose do Brasil? O estudo busca analisar a influência das variáveis contingenciais na gestão de custos na cadeia de valor de empresa do setor de papel e celulose. A pesquisa justifica-se pelo mapeamento recente das variáveis contingenciais, sob a ótica da análise da cadeia de valor, que possivelmente impactam nos custos da empresa.

A análise da cadeia de valor constitui-se em uma ação relevante para a gestão estratégica, pois leva em considerações variáveis contingenciais, que representam mudanças nos custos operacionais das empresas. Porter (1989) e Shank e Govindarajan (1997) salientam a seguinte situação: os fornecedores não produzem e entregam apenas insumos que serão utilizados nas atividades de valor de uma empresa, mas influenciam de modo importante os custos e posição de custos/diferenciação da empresa.

A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa com o uso de estudo de caso. A empresa objeto de estudo é a terceira maior empresa no setor de papel e celulose que produz especificamente para indústrias alimentícias. Possui florestas próprias e está situada na região meio-oeste de Santa Catarina. Para a coleta de dados foi desenvolvido um roteiro de entrevista semiestruturada, baseado nos estudos de Espejo (2008) e Junqueira (2010), que foi aplicado ao Coordenador financeiro da companhia.

Com o mapeamento da cadeia de valor verificou-se que a companhia atua em uma cadeia altamente verticalizada. A área de custos realiza análises constantes sobre os custos da cadeia de valor por meio de estudos de viabilidade financeira. Os elos da cadeia de valor interna necessitam de constantes investimentos para que seja mantida a qualidade e baixo custo dos produtos, sendo que a empresa atua no mercado focando as necessidades dos clientes, não competindo com o menor preço.